segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Revistas na Internet

Eu confesso, sou viciado em revistas. É sério. Sou o tipo de pessoa que, quando vai ao dentista ou  ao barbeiro, assim que me sento para aguardar minha vez já me vejo com os olhos grudados numa edição de 10 anos atrás da CARAS ou da Marie Claire (é Marie Claire, o que é que tem?!). A maioria das pessoas gosta de ficar assistindo a TV de LCD que fica grudada na parede, mas sinceramente... TV eu assisto na internet oras. As revistas não, as revistas são algo único, que não se tem a qualquer momento em qualquer lugar. Eu encaro como uma oportunidade de entretenimento que deve ser aproveitada, e sincerimente a riqueza de conteúdo é muito maior.

É algo automático, inconsciente. E é estranho como por mais antiga que seja a edição, a quantidade de informação que você consegue reter desses livrinhos grandes, bonitos, brilhosos e cheios de desenhos e fotos é surpreendente.

Percebi que isso já se tornou uma fixação para mim, a ponto de ficar decepcionado por ser chamado logo para ser atendido e deixar de ler sobre "As 12 lições de uma pessoa altamente eficiente " ou a lista dos "Smartphones maiores, mais finos e mais leves", é coisa de me deixar deprimido mesmo.

E não adianta, por mais que digam que a internet tem muito mais conteúdo e que você pode pesquisar sobre qualquer assunto que quiser, não é a mesma coisa. As revistas são pensadas da Capa até as propagandas estampadas na capa de trás.

E se você compartlha dessa estranha obsessão como eu deve conhecer a sensação de pegar aquela revista novinha com cheiro de papel novo, tirar da embalagem de plástico e ler no sofá ou numa cadeira de área - daquelas de fio de plastico coloridas sabe?

Mas infelizmente não é sempre que dispomos de tempo nem de grana para comprar ou assinar uma dessas revistas.

Pensando nisso comecei a pesquisar na internet as revistas que estão disponíveis para serem lidas.
Como meu blog possui uma política de antipirataria estabelecida... por mim mesmo aviso que não há nenhum link para um arquivo escaneado ou site de compartilhamento ilegal que tenha a revista, mas sim maneiras de ler os artigos que são dispenibilizados legalmente pela própria editora através do site.
Algumas podem ser visuliazadas página por página como são publicadas, outras disponibilizam apenas as matérias numa página comum com fotos. Segue abaixo uma relação das revistas com link que você pode ler gratuitamente pela internet e uma breve descrição sobre elas.

Veja: Todos conhecem a revista Veja, mas garanto que poucos conheçam o Acervo Digital Veja. Realizado em parceria com o Banco Bradesco, essa é a iniciativa mais completa que eu encontrei. A editora disponibiliza um acervo contendo todas as revistas publicadas na íntegra (com propagandas e tudo), desde a edição nº 1 lançada em 11 de setembro de 1968, com exceção da mais recente (É justo). Nesse acervo, que abre uma espécie de visualizador na tela do navegador você pode escolher a edição e folhear página por página, pesquisar verbetes ou ir direto para a matéria clicando no índice. As revistas são enfileiradas como numa linha do tempo, o que lhe dá a sensação de estar viajando ao passado, recordando os pricipais fatos que aconteceram no mundo de lá para cá. Vale a pena conferir. 

info: Para os aficionados em tecnologia e equipamentos de informática. Também abre um visualizador na tela para você ir folheando e aproximando as páginas. A Revista disponibiliza todas as suas publicações desde 2003 além da edição especial Steve Jobs e da primeira edição, quando a revista ainda se chamava "Informática".

ALFA: Revista mensal considerada a melhor revista masculina do Brasil feita com muita inteligência e estilo. É uma das minhas preferidas. Não é possível visualizar a revista completa como a Veja, mas pode-se ler todos os artigos de todas as edições publicadas desde setembro de 2010 - exceto a mais recente lógico. Para ler, basta entrar no link acima e  descer a tela, selecionar a edição e clicar nas matérias.

Viagem: Revista especializada em ... Viagens lógico. É possível ler as matérias desde as edições publicadas a partir de janeiro de 2010.

Época: Revista semanal de notícias e variedades (Tipo Veja). Também só é possível ler as matérias. Apesar de aparecer um cadeado ao lado das matérias - que indica que são exclusivas para assinantes, - você consegue lê-las normalmente, com exceção da edição da semana. Estão disponíveis as edições desde março de 2003.

Superinteressante: A revista dos curiosos. Acervo com as matérias e reportagens publicadas desde a edição 000 de setembro de 1987. Porém nem tudo está disponível, no final da lista de reportagens de cada edição há as matérias que só podem ser lidas na revista paga, versão impressa ou digital.

PLAYBOY: Conhecida antigamente como a mais famosa revista de "mulher pelada", a Playboy há muito já deixou esse título e é tida como uma publicação artística com muito conteúdo e assuntos da atualidade, entrevistas, etc. Infelizmente há pouco deste conteúdo disponibilizado no site, após clicar na edição desejada, que começa a partir de janeiro de 2010, aparece a lista de matérias e só é possível ler as que são "clicáveis" que são tipo apenas 20% da edição. Por conta disso fiquei em dúvida se entraria ou não na lista... Mas cá entre nós... é a PLAYBOY né.

CASA e jardim: Revista especializada em arquitetura, decoração e paisagismo. Com muitas fotos e dicas sobre decoração de casas. Possui as matérias das edições desde 2009, porém mais da metade das matérias estão bloqueadas, aquelas com um papel na frente do título.

Boa leitura.

Nenhum comentário: