segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tarde de Sábado

Por Louis Barnabi Stevenson


São duas da tarde. O sol brilha no céu criando um calor suportável, típico de uma tarde de sábado, quando não há quase nada para se fazer. De certa forma é uma tarde mágica, pelo menos para mim, pelo menos enquanto é de tarde. Seria como qualquer outro dia, não fosse pelo som de marteladas em paredes nas ruas próximas denunciando reformas de fim de semana, ou pode ser apenas um menino brincando com as ferramentas do pai.
Se não fosse pelo sol forte, seria uma boa hora para caminhar pela cidade e apreciar as cenas e personagens que só se vê entre 13:00 e 17:00 horas de um dia de Sábado.
Vamos dar um passeio usando a imaginação.
Em direção ao centro da cidade, logo nas primeiras ruas já se percebe o movimento sossegado de ruas quase desertas. Dormindo na calçada à sombra de uma arvorezinha está aquele cachorro andarilho que você tem a leve impressão de já ter visto passar em frente a sua casa. Mais a diante o silêncio é quebrado pela música de um carro estacionado em frente ao portão de uma casa. Está tocando uma dessas músicas pop internacionais da Avril Lavigne ou alguma coisa do gênero. Próximos do carro, sentados em cadeiras de área na calçada, estão alguns jovens, meninos e meninas de bermudas e saias, tomando tereré, rindo e contando piadas. O apito do sorveteiro anuncia que ele está passando. Um dos rapazes chama: “Sorveteiro!”. E lá vem ele todo feliz com o pescoço queimado pelo sol e a testa brilhando de suor. “Morango, coco, goiaba, leite condensado, uva... ufa!” diz ele com um leve sotaque nordestino. Não resisto e também peço um de goiaba, você quer um também?
Para completar vale ir até a praça, onde alguns senhores estão lendo jornal ou discutindo assuntos de homem moderno: futebol, mulheres, o último capítulo da novela, etc.
Há algumas crianças brincando no parquinho ou andando de bicicleta acompanhados pelos cansados pais que já tiraram a camiseta.
Como eu disse, são cenas e personagens que você só encontra numa tarde de sábado, e que faz dele um dia mágico e especial - pelo menos a meu ver.
Então é isso, encontre o seu dia e lugar especial, onde você se sente feliz. Pois deles são feitas as boas lembranças da nossa vida.
Agora com licença mas não resisto e tenho que dar uma cochilada aqui neste banco de praça à sombra dessa árvore, ouvindo o barulho do vento como um autêntico desocupado. Ei! Olhem! Aquele cachorro dormindo na grama parece com o outro... ou será o mesmo?

Nenhum comentário: